segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Realengo e o Cristo Redentor: Moradores contribuíram para sua construção!



Revista "O Semeador" de 1929 elaborada pelo próprio Padre Miguel, revela
detalhes das doações recolhidas em Realengo em prol da construção do Cristo
Redentor.

Como todos nós sabemos a imagem do Cristo Redentor está localizada no bairro do Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro. Situa-se no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurada às 19h e 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras.

Recentemente, por ocasião da comemoração do centenário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Realengo, conseguimos levantar alguns documentos históricos para exposição e, dentre eles, encontramos um material que nos foi apresentado pelos fiéis guardiões Luiz Orlando de Almeida e Icléa Santos, onde se retrata um pouco da história da evangelização e mobilização católica em nossa região nos anos 20 e 30, inclusive sobre a construção do Corcovado


O Semeador agosto de 1929


Luiz Orlando, quando começou a frequentar a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Realengo, era ainda um menino e via o Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochon incansável em suas ações religiosas, educativas, culturais etc. Teve ainda em 1957 o privilégio de ter em mãos diversos documentos da Igreja, quando fez parte da comissão que providenciou o traslado dos restos mortais do mesmo, do cemitério do Murundú para a urna que se encontra dentro da Igreja; e preservou consigo alguns exemplares que estavam sobrando,

Icléa Santos, coordenadora das Obras das Vocações Sacerdotais, que inclusive colabora até hoje na preservação da memória de nossa Paróquia, resguardou uma pasta repleta de fotos e documentos que sua falecida cunhada Ilda Pereira dos Santos, que foi catequista nos anos 30, possuía.

Texto de Sebastião Leme
Dentre essas relíquias encontramos em uma revista chamada "O Semeador", no volume 3, editada em agosto de 1929, reportagem sobre a participação de fiéis de arquidioceses e Paróquias de todo o país, através de doações, para a construção do Cristo Redentor no Corcovado, incluindo aí a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Realengo que, através do trabalho de suas zeladoras, colaborou ativamente na arrecadação de fundos a fim de viabilizar a criação desse grande monumento em homenagem a Jesus Cristo.

Nessa revista a capa traz o Titulo " O Cristo no Corcovado" e em seu interior podemos ler um belo relato a respeito do local de sua construção. Na página 12 encontramos um poema de Sebastião Leme chamado "A Montanha de Cristo" fazendo referência à obra, enquanto que na página 14 pode-se ler o valor que cada Paróquia coletou em Réis ( o dinheiro da época) além dos donativos obtidos pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição para contribuir para a referida construção. Certamente, após a publicação da revista, deve ter havido uma sensibilização para que outros paroquianos passassem também a participar com doações em dinheiro para a construção dessa obra que é hoje considerada uma das "7 maravilhas do mundo moderno", além de ser conhecida como o símbolo da cidade do Rio de Janeiro.
Aqui alguns dos paroquianos que contribuíram e estão listados nesta edição de agosto de 1929 de O Semeador. - D. Faustina Duarte Guimarães, Antônio de Andrade e Silva, D. Alcide Mattos, Augusta S. Ferreira, Cecília Leite Alvarez, Alzira de Souza, Ambrosina Gomes, Zilda Leyraud Ribeiro, Maria do Carmo Virgens Lima, Florinda Rosa de Oliveira, Alzira Rodrigues Marques, Estephania Fonseca, Maria do Carmo P. O’Reilly, Edith Leyraud, Guilermina Cesar de Oliveira, Auta de Araújo Mello, Hermínia da Silva, Snr. Manoel Guina, D. Constança Bruce, D. Izolette Cavalcanti Coelho.


 
Então fica aqui registrado a contribuição que Realengo teve na construção deste monumento.

Esta pesquisa foi realizada por: Luiz Fortes, que teve o privilégio de ter estes documentos em mãos na época do Centenário da Paróquia Ns. da Conceição de Realengo, do qual foi um dos integrantes da Comissão deste evento.

4 comentários:

  1. Apenas para engrossar essa informação, meu avô Joaquim dos Santos, conhecido como Joaquim Bigode, construtor de chaminés, pai de minha tia Hilda, trabalhou como operário na construção do Cristo. Infelizmente não temos registros documentais desse fato, apenas histórias que nossa tia Preciosa, filha mais velha de meu avô, contava para seus filhos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ok Marcos. Fica aqui registrado este fato obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  4. Eu encontrei esse blog enquanto realizava uma pesquisa sobre o Cristo para uma atividade. Atividade solicitada para a conclusão do meu curso de professor de Histtória. É de imensa importancia sua dedicação para atualizar esse blog. Parabéns pelo empenho. Ate mais. Angela Chaves. Novembro ano 2012.

    ResponderExcluir

Agradecemos por sua participaão, publicaremos seu comentário em breve.